top of page

Planejamento financeiro

Planejamento financeiro é muito mais sobre organização e conhecimento. Sua relação com o dinheiro é crucial par

a a prosperidade. Muitas pessoas dizem que não conseguem prosperar, mas quantas delas buscam a energia do dinheiro e quantas simplesmente fogem dela? Pode parecer contraditório, mas quantas vezes já fizemos julgamentos errados de pessoas ricas, dizendo que elas poderiam estar envolvidas em algo ilegal? Quantas vezes negligenciamos nosso saldo bancário, seja ele positivo ou negativo, simplesmente esquecendo ou não percebendo o quanto temos na conta? Existem várias formas de se desvincular dessa energia da prosperidade, mas também existem muitas formas de se vincular a ela.


Por exemplo, tomar conhecimento de quanto ganhamos e gastamos, além de estar mais ligado à energia do dinheiro, com essas simples atitudes de organização financeira, podemos ter noção do nosso real custo de vida. É assim que começa a verdadeira mágica. Mais importante do que ganhar dinheiro é saber como gastá-lo. Gastar dinheiro com coisas que vão te fazer perder mais dinheiro ou obrigatoriamente ter que investir mais dinheiro no futuro pode ser uma grande cilada.


Por exemplo, à medida que você cresce e evolui na sua carreira, consequentemente, o seu salário também aumenta. Se você aumentar o seu custo de vida proporcionalmente ao dinheiro que você ganha, nunca conseguirá fazer uma reserva financeira suficiente para a sua organização e pensamento de futuro e longo prazo. Por isso, é tão importante que você ganhe mais, mas que à medida que progride na sua carreira, aumente lentamente o seu custo de vida fixo. Dessa forma, a gordura financeira que você faz servirá para investir no seu futuro.


Quanto ao conhecimento financeiro, é muito simples saber fazer o básico da gestão do seu dinheiro, entender o que é inflação, qual é o seu custo de vida e saber quanto ganha por dia. Toda vez que for investir ou comprar algo, pense em quantas horas ou quantos dias de trabalho aquilo representa. Assim, fica mais fácil entender se vale a pena despender tal tempo ou dinheiro e o quanto aquilo é realmente importante e válido para você.


Então, você já entendeu a importância de saber quanto tem de dinheiro, quanto ganha e gasta, como comprar o que comprar e como priorizar. Por último, deve saber qual é o seu planejamento de futuro e o que fazer com o valor que acumulou ao longo do tempo. Trabalhar para ganhar dinheiro não deve ser mal visto, todos trabalhamos por causa do dinheiro, mas trabalhar e viver somente pelo dinheiro é onde mora o grande perigo. O dinheiro deve ser sempre o meio e nunca o fim, deve ser um lado para te proporcionar a felicidade através das coisas que gosta, através de proporcionar momentos e outras experiências ou outras coisas boas para as pessoas que ama, tornando você uma pessoa feliz.


Se você leu até aqui, confira o saldo da sua conta bancária, organize uma planilha financeira bem bacana para saber como estão suas contas e comece a guardar dinheiro para realizar seus sonhos e planejar seu futuro. Seja feliz!

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page