top of page

Fevereiro Roxo: Lupus, Alzheimer e Fibromialgia

Esse mês nos traz a conscientização da importância de nos atentar ao caminhar silencioso de algumas doenças das quais geram sérias consequências.

O diagnóstico precoce dessas doenças se torna imprescindível para um tratamento que vise uma qualidade de vida para o individuo, uma vez que são doenças com sintomas muito parecidos com outros, o fator comum presente entre elas é que não se tem a cura.

Pelo fato dos sintomas se apresentarem similares com outras doenças isso também dificulta o diagnóstico precoce, conscientizar se de que alguns sintomas podem ter uma relação e buscar a orientação médica mediante uma suspeita auxilia no diagnóstico precoce, pois elas são doenças crônicas.

Lupus – é uma doença inflamatória e autoimune que afeta órgãos e tecidos como pele. {È frequente em mulheres entre 20 e 45 anos e as causas ainda não são totalmente conhecidas. Apresenta se com febre, rigidez muscular, cansaço constante, manchas pelo corpo entre outros.

Alzheimer – Uma doença degenerativa, tendo como principal sintoma a falta de coerência na fala e perda de memória. Por mais que o Alzheimer esteja relacionado às pessoas mais idosas, também pode se apresentar precocemente caso tenham histórico familiar.


Fibromialgia – É pouco conhecida, mas apresenta uma dor generalizada, que pode ser acompanhada de alterações de humor, fadiga, sono e memória sendo mais frequente em mulheres.

Portanto a conscientização é o primeiro passo para auxiliar no diagnóstico precoce e assim ter uma qualidade de vida.


11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page