top of page
Foto do escritorDra Thayane Esteves

Você sempre acorda assustado antes do despertador com medo de ter perdido a hora, depois não consegue voltar a dormir?


É muito comum que algumas pessoas acordem antes do despertador com uma sensação de urgência ou até um certo incômodo, como se houvesse algo importante a ser feito. Esse padrão pode ser interpretado como um reflexo de preocupações internas ou tensões acumuladas. O fato de acordar com essa sensação repetidamente sugere que, talvez, exista algo em seu cotidiano que está buscando sua atenção, algo que o seu próprio corpo reconhece como um sinal de alerta.


O que podemos observar, nesse contexto, é a relação entre o que você sente e a forma como esses sentimentos se manifestam fisicamente. Esse despertar pode estar relacionado a uma necessidade de segurança, controle, ou até ao medo de perder alguma oportunidade. É como se, inconscientemente, houvesse uma preocupação em estar sempre preparado e, de certa forma, no controle das situações.


A partir dessa compreensão, você pode se permitir olhar para essa experiência de forma mais acolhedora. Em vez de apenas sentir o incômodo, pergunte-se: “O que esse despertar está tentando me dizer? Existe alguma preocupação não resolvida, algo que me inquieta?” A reflexão sobre essas perguntas pode ajudar a identificar áreas da sua vida onde talvez exista uma necessidade de maior segurança ou tranquilidade.


Experimentar criar um ritual relaxante antes de dormir pode ajudar a sinalizar para o seu corpo que ele está seguro e que pode descansar. Isso pode incluir práticas que promovam a calma, como meditar, ouvir música tranquila, ou até mesmo anotar pensamentos para que eles não fiquem "guardados" para a manhã seguinte. Essas práticas contribuem para que o corpo e a mente estejam mais alinhados com o seu desejo de descanso.


Acolher-se e permitir-se entender a origem desses despertares é uma forma de cuidar de si e de encontrar um ponto de equilíbrio entre as demandas do seu dia a dia e a necessidade de descanso.

2 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page