top of page

O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DO COMBATE AO CÂNCER

Receber um diagnóstico de câncer , a princípio é um turbilhão de sentimentos, pensamentos dos quais não é possível nomea los. Na grande maioria das situações o câncer é associado a morte , e as primeiras reações diante de um diagnóstico podem se apresentar como negação ou perda. Quando o paciente permanece fixado nesses dois comportamentos dificulta o seu processo de entendimento da doença, métodos e tratamento indicados para sua melhora.

A associação do diagnóstico inicial com a morte pode fazer com que o paciente se apresente mais agressivo, impaciente, impotente e pode contribuir com a sensação de perda de sua identidade , sendo perda o que fica muito presente na psique do paciente. A compreensão da doença, tratamentos e a saúde mental contribuem muito para desmistificar alguns medos e crenças que são comuns aos pacientes.

Diante de um diagnóstico de câncer, toda a estrutura familiar também sofre alterações. Absorver as demandas que a doença requer, muitas vezes gera um desequilíbrio na família por não estarem preparados. Podemos entender que ocorre um misto de sentimentos de um lado ( paciente) e de outro (família).

Diante das associações que ocorrem com a morte o paciente desencadeia um processo de perda de identidade nesse contexto familiar o qual ele também é inserido. A família é a representação de amparo, segurança e proteção o que contribui ao paciente se re identificar no seu convívio familiar, compreendendo que faz parte e tem sua importância.

Portanto a família tem importância fundamental no processo de relação do paciente , estruturando os vínculos afetivos como também os referenciais de segurança. Para manutenção dessa nova dinâmica familiar que se estabelece , assim como o paciente a família também precisa externalizar seus medos, dúvidas, angústias e demais sentimentos junto ao profissional equilibrando essa dinâmica onde todos fazem parte.


Dra Elaine Leite- CRP: 06/81652


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page