
Todos os pais, em algum momento, se deparam com seus filhos pedindo atenção. Pode ser com um chorinho, uma birra ou até gestos carinhosos fora de hora. Mas o que esses comportamentos realmente significam?
Muitas vezes, os pais podem interpretar os comportamentos dos filhos como birra ou teimosia, mas é importante lembrar que as crianças não buscam atenção para manipular. Elas fazem isso porque precisam se sentir vistas e compreendidas. Quando a atenção é negada ou oferecida apenas de forma superficial, a criança pode intensificar esses comportamentos para ser notada.
Refletir sobre isso ajuda a perceber que, muitas vezes, os filhos precisam exatamente do que nós também queríamos na mesma idade: atenção, afeto e validação. Essas lembranças são valiosas para que os pais entendam melhor os comportamentos dos filhos e ofereçam respostas mais conscientes e cuidadosas.
A psicoterapia nos ensina que essas situações são oportunidades para criar uma conexão mais profunda com os filhos, uma vez que promove a compaixão e a compreensão. Experimente parar, respirar e perguntar: O que meu filho está tentando me dizer? Como posso responder de uma forma mais amorosa e presente?
Oferecer atenção consciente não significa atender a todos os pedidos, mas sim estar presente de verdade quando está com o seu filho. Isso envolve:
1. Escutar com empatia: Tente entender o que seu filho está sentindo além das palavras ou da birra.
2. Observar suas reações: Pergunte-se se está respondendo ao seu filho com base em suas experiências passadas.
3. Acolher suas próprias emoções: Permita-se sentir e refletir sobre como alguns comportamentos podem ser mais difíceis de lidar – e não se sinta culpado se precisar de ajuda.
留言